domingo, 20 de fevereiro de 2011

A firmeza de caráter de Ana

A Bíblia diz em provérbios 13.12: " A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida". Todo mundo tem um desejo ardente, um sonho que ainda não foi realizado. E por ele não ser realizado, parece que o nosso ser fica abatido, pela frustração do sonho não cumprido. Mas quando aquilo que tanta desejamos se realiza, saltitamos de alegria, não é mesmo? Me fez lembrar de Ana, esposa de Elcana. Pra mim, ela foi uma das mulheres mais virtuosas e guerreira de todas a Bíblia. Ela foi um exemplo de fé e perseverança. Imagine, que, Ana era a esposa mais amada de Elcana, porém não poderia produzir frutos (físico) desse amor, por ser estéril. Penina, a outra esposa, tinha filhos afrontava Ana por isso. Fazendo-as se sentir miserável, inútil e chorar por todos os cantos. Quanta não são as vezes que, devido uma afrontas no casamento, na criação dos filhos, na vida financeira ou espiritual, somos afrontadas e choramos aos pés de Jesus, não é mesmo? Mas Ana não ficou só nas lágrimas, resmungando, não! Ela partiu para a guerra, tomando a atitude de orar e sacrificar viajando até o Templo em Silo, anualmente apresentando a Deus essa afronta e o desejo de ser mãe e prosseguir sua descendência. A Bíblia não relata que o milagre aconteceu rapidamente, passaram-se anos para que seu pedido fosse realizado. Mas todo ano, era sempre o mesmo sofrimento: Toda vez que Elcana, juntamente com Ana, os sacerdotes e os filhos de Penina subiam para apresentar seus sacrifícios ao Senhor, Penina debochava de Ana, fazendo-a chorar ao ponto de perder o apetite. Até que ela se revoltou e fez um voto com Deus: " Com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: " Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para aflição da sua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas a tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passarás navalha" (I Samuel 1.1-11). Depois de passar pela descrença de todos, inclusive seu marido que achou que ela estava bêbada, Samuel nasceu. Poucos anos mais tarde, Ana levou o garoto, a Eli, o profeta e o entregou para servir a Deus no templo, conforme havia prometido. Depois de alguns anos Ana e Elcana tiveram mais três filhos e duas filhas... Com tantas lutas pessoas: esterilidade, inveja, problemas relacionados a filhos, Ana tinha todos os motivos para tornar-se uma mulher amarga e descrente, porém ela possuía uma enorme força de caráter que a impulsionou a lutar sem olhar para os obstáculos e venceu!
É muito forte! Hoje nós temos esse exemplo a ser seguido e não podemos nos abater. As lutas são grande. Existem tantas "Peninas" do século XXI que fazem de tudo para desistirmos, mas não podemos nos abater, porque Maior é o que está em nós... Deus está no controle!

Nenhum comentário:

Postar um comentário